Para muitos pais da nova geração, a educação dos filhos é vista como a preparação das crianças para viver em sociedade, com toda a complexidade que isso pode representar. Nesse contexto, a criação autoritária vem perdendo cada vez mais espaço para práticas mais abrangentes e acolhedoras como a disciplina positiva.
Você sabe o que é a disciplina positiva? Tem ideia de como aplicá-la em casa? No artigo de hoje, conversamos com a Psicóloga Flávia Viana, que já orientou mais de 200 famílias na aplicação dessa abordagem e dá detalhes sobre esse conceito de educação.
O que é a disciplina positiva?
A disciplina positiva é uma abordagem para a educação de crianças criada pela doutora em educação Jane Nelsen, que a descreve no célebre livro Disciplina Positiva, de 1981. Sua proposta é buscar um equilíbrio entre a firmeza e a gentileza na criação.
“Eu costumo dizer que a Disciplina Positiva é como uma ‘ponte’ entre o autoritarismo e a permissividade. Ela visa desenvolver autodisciplina, responsabilidade, cooperação e habilidades para resolver problemas”, diz a psicóloga.
Para quem quer dar os primeiros passos nesse universo, Flávia começa com uma dica importante: é preciso entender o contexto da criança sob o seu ponto de vista, e buscar informações sobre as etapas do desenvolvimento infantil é fundamental.
“Entender que a criança ainda está em desenvolvimento e que ela não nasceu para corresponder às nossas expectativas ajuda muito”, explica.
Além disso, mesmo em momentos desafiadores, é importante colocar em prática a base dessa filosofia em sua maternagem: “Ser gentil e agir sempre com empatia, amor e firmeza”, indica. Isso pode ser feito desde o nascimento do bebê!
Quais são os benefícios da disciplina positiva?
Segundo Flávia, “a disciplina positiva auxilia positivamente no desenvolvimento da criança, ajudando na criação de habilidades significativas como o respeito, a autonomia, a autoestima e a empatia, a curto, médio e longo prazo”, diz.
Além disso, por focar no desenvolvimento emocional da criança, a disciplina positiva pode ser vista como um investimento que trará resultados na vida adulta, tanto para o próprio filho como para os que estão à sua volta.
Dicas para aplicar a disciplina positiva no dia a dia
Confira algumas dicas da psicóloga para colocar a disciplina positiva em prática:
– crie uma conexão com a criança;
– foque na solução e não no problema;
– em vez de chegar dando ordens, convide a criança para fazer combinados;
– evite castigos como sermões, cantinho do pensamento, exposição da criança, entre outros;
– não deixe a criança solta demais, ela pode se sentir abandonada;
– faça orientação parental se for necessário, mas invista na educação da sua criança para que você descanse no futuro.
Quer um exemplo de como usar a disciplina positiva na prática?
“Imagine uma criança que acabou de fazer um desenho lindo na parede da sala. Ela está superfeliz, esperando que alguém veja o desenho que ela fez, e de repente um adulto chega, dá um grito e castiga essa criança. Como você acha que ela se sentiu?”, questiona a psicóloga.
A dica da psicóloga é a seguinte: “Em vez de punir, gere uma conexão com ela”, diz. Flávia dá um exemplo de como seria a reação de uma mãe que busca adotar a disciplina positiva:
“Filho, que desenho lindo! Vamos combinar o seguinte? Da próxima vez, você pode fazer nesse papel aqui? Ou você pode pedir um papel para a mamãe? Porque aí a mamãe vai poder guardar o seu desenho e na parede não. A gente vai ter que apagar, não é verdade? E aí, o que a gente vai fazer para apagar? Eu pego a bucha e você pega o sabão? Você consegue limpar sozinho ou quer ajuda da mamãe?”
Pelo exemplo da mãe, a criança aprenderá sobre respeito, empatia e desenvolverá a autoconfiança, pois se sentirá aceita mesmo após ter cometido um erro.
Achou a disciplina positiva interessante? Compartilhe essa ideia em sua rede e ajude outros pais na desafiadora tarefa de educar os filhos!
Se você está se preparando para a chegada do bebê, veja o que a Pediatra Dra. Fernanda Misumi tem a dizer sobre a busca da maternidade perfeita (e por que ela não existe) no canal de Regenesis!
Que matéria boa! Muito pertinente! Já fui orientada pela Flávia e gosto muito do olhar dela sobre a disciplina positiva.
Que bom que gostou, Tati! Obrigada pelo feedback. Tudo de bom para você!
A respeito da Disciplina Positiva, digo que não é nada fácil agir da forma como foi exposta pela Psicóloga Flávia Viana.
Eu estou com 65 anos de idade e tenho um casal de filhos nascidos em 1982 e 1984, e quatro netas.
Embora este conceito de educação exista desde 1981, eu, particularmente, nunca tinha ouvido falar a respeito. O tratamento educacional que dei aos meus filhos foi, praticamente, o mesmo que recebi dos meus pais… com muita rigidez.
Eu tento me controlar, mas, ainda hoje, chego a ser ríspido com as netas quando vejo algo que não me agrada.
Em contrapartida, acompanho as postagens da Psicóloga Flávia Viana no “Seja Gentil Mamãe”, no Instagram, para aprender e entender os conceitos desta que é uma das missões mais difíceis da vida…, educar os filhos.
Parabéns, Flávia Viana!
Obrigada por compartilhar um pouco da sua experiência conosco! É admirável ver a sua dedicação com a educação dos seus filhos e netos. Tudo de bom para você e sua família!