Você sabia que mesmo para quem está no auge da fertilidade, a chance de acontecer na primeira tentativa é de apenas 25%? Para dar um panorama da probabilidade de engravidar ao longo do tempo, trouxemos uma tabela de fertilidade por idade, a partir dos 20 anos.
E quem explica por que isso acontece é a Ginecologista e Obstetra Dra. Jacqueline Mazzotti. Confira no artigo a seguir!
Tabela de fertilidade por idade
Segundo a Dra. Jacqueline, para uma mulher com a fertilidade preservada, as chances de engravidar por ciclo são:
Já com relação às chances de sucesso após um ano de tentativas, os dados abaixo se referem às mulheres com idades acima dos 30 anos:
– Entre os 30 e 35 anos, a chance de engravidar após um ano é de 80%.
– Após os 35, essa taxa cai para 50%.
– Com 41 anos de idade, ela se reduz a apenas 20% de chances ao ano.
Por que as chances de engravidar diminuem com o tempo?
De acordo com a Dra. Jacqueline, o motivo de a taxa de fertilidade diminuir conforme a idade avança é a queda natural da reserva ovariana, que pode ser averiguada por meio do exame anti-Mülleriano.
“A reserva ovariana é a quantidade de óvulos que uma mulher possui. Todos os óvulos da mulher são formados ainda na vida intrauterina, e a gente vai perdendo essa reserva com o passar do tempo”, explica.
Segundo ela, essa perda começa desde o nascimento e começa a se acentuar a partir da puberdade. Após os 35 anos, porém, a queda no número de óvulos disponíveis acontece de forma muito mais rápida.
“Após os 30 anos a mulher entra em um declínio hormonal, e ele fica mais acentuado após os 35. Vamos ter, então, uma diminuição drástica da reserva ovariana e um aumento nas chances de complicações, como infertilidade, abortamento, malformações e síndrome de Down”, explica.
Não consigo engravidar. Devo investigar uma possível infertilidade?
Segundo a Dra. Jacqueline, em mulheres com até 35 anos, é recomendável esperar até um ano de tentativas antes de procurar um especialista para investigar as possíveis causas de infertilidade. Se a mulher tem mais do que 35 anos, no entanto, vale dar início às investigações depois de 6 meses de tentativas sem sucesso e procurar um especialista em reprodução assistida e infertilidade.
Independentemente de qual seja a idade da mulher, ela também ressalta a importância de iniciar um acompanhamento médico para se preparar para engravidar assim que essa decisão for tomada.
“A consulta pré-concepcional é importante para que seja possível tomar todos os cuidados que podem favorecer a gravidez, como um ajuste de dieta, a recomendação ou não de atividade física, a alimentação, a higiene do sono, as suplementações necessárias, as vacinas, os exames, além de verificar como está o ciclo hormonal”, diz a ginecologista.
Agora você já sabe quais são as chances de engravidar por ciclo em sua faixa etária. Aproveite e compartilhe a tabela de fertilidade por idade com outros casais tentantes!
Se você é tentante, trouxemos uma história para você se inspirar: no vídeo a seguir, a influencer Suelen Possidonio conta como descobriu a gestação após uma perda gestacional e depois de receber o diagnóstico de infertilidade:
Comente